sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ainda os pinceis...

Bom dia e excelente sexta feira!!!

Voltando ao tema pinceis, e porque para garantir a durabilidade dos nossos ”amiguinhos” são muito importantes os cuidados que lhes damos na sua manutenção e conservação, aqui ficam algumas dicas que fui aprendendo com outras artesãs e pesquisando pela net…

- Não encha o tanque ou copo de lavar os pinceis, com agua, esta não deverá ultrapassar a virola do pincel.
- Antes de usar os pinceis na tinta, hidrate-os na água…quando eles deixam de fazer “bolhinhas” na água, estão hidratados e prontos para usar. Claro que esta regra não é válida para pinceis que trabalhamos a seco, como o Mop, os de luz/sombra secas, etc.
- Quando estiver a pintar, não deixe os seus pincéis por muito tempo na água nem com as cerdas a bater no fundo do tanque/copo, porque isto danifica as cerdas fazendo com que elas se deformem e abram.
- Sempre que trocar de pincel nunca o deixe secar com tinta nas cerdas. Habitue-se a enxaguar, limpar com papel absorvente e juntar as cerdas com os dedos. Os pincéis que são usados a seco, também são lavados após utilização.
- Se usa diferentes tintas, tenha para cada uma um conjunto de pinceis, pois os resíduos que permanecem entre as cerdas, mesmo depois de limpos, podem danificar o seu trabalho.
- Tenha sempre pinceis ou rolinhos específicos para cada tipo de produto (tinta, verniz, etc...). Nunca utilize o mesmo pincel ou rolo, para tinta e verniz.
- Sempre que achar necessário lave-os com detergente, shampoo neutro ou Gel limpa pinceis e esfregue-os no “limpa pinceis” para tirar os resíduos que se vão acumulando entre as cerdas e virola do pincel. Eu utilizo sabonete liquido e de vez em quando o gel limpa pinceis. Após a lavagem limpar com papel absorvente e juntar as cerdas com os dedos, para que fiquem bem juntinhas, tal como quando os compra.
-Mantenha os seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não se deformem.

Mesmo quando já sabemos estas regras importantes, nunca é demais lembrar e o incidente que tive com um dos meus é prova disso :) ... se tiverem outras dicas importantes, que queiram partilhar, enviem-me.

Bom fim de semana e se puderem, com pinceladas felizes ...

Sem comentários:

Enviar um comentário